biofeedback-o-que-éO biofeedback é uma técnica que você pode usar para aprender a controlar as funções do seu corpo, tais como a freqüência cardíaca. Com o biofeedback, que esteja ligado com sensores eletrônicos que ajudam você a receber informação (feedback) sobre o seu corpo (bio).

Esse feedback ajuda a concentrar-se em fazer mudanças sutis em seu corpo, como relaxar determinados músculos para alcançar os resultados que deseja, como a redução da dor.

O biofeedback, às vezes chamado de o treinamento com biofeedback, é usado para ajudar a lidar com muitos problemas de saúde físicos e mentais, entre eles:

  • Ansiedade ou estresse
  • Asma
  • Efeitos colaterais da quimioterapia
  • Dor crônica
  • Prisão de ventre
  • Hipertensão
  • Incontinência
  • Síndrome do intestino irritável
  • Doença de Raynaud

O biofeedback é aconselhável por uma variedade de razões:

  • É não invasivo.
  • Você pode reduzir ou eliminar a necessidade de medicamentos.
  • Pode ser uma alternativa de tratamento para aqueles que não podem tolerar os medicamentos.
  • Pode ser uma opção quando os medicamentos não tiverem funcionado bem.
  • Pode ser uma alternativa aos medicamentos para algumas condições durante a gravidez.
  • Ajuda as pessoas a cuidar de sua saúde.

Riscos

riscosA biorretroalimentación é geralmente seguro. A biorretroalimentación pode não ser adequado para todos, no entanto. Certifique-se de conversar com seu médico primeiro.

Preparação

Não é necessária uma preparação especial para o biofeedback.

Para encontrar um terapeuta de biofeedback, comece por falar com o seu médico ou de outro profissional da saúde com o conhecimento da terapia de biorretroalimentação para recomendar alguém que tenha experiência no tratamento de sua condição.

Muitos terapeutas de biofeedback são licenciados em outra área do cuidado da saúde, como a enfermagem ou fisioterapia, e podem trabalhar sob a supervisão de um médico. Mas as leis estaduais que regulam os praticantes de biofeedback variam.

Alguns terapeutas de biofeedback escolhem para obter a certificação para demonstrar a sua formação e experiência adicional em prática.

Fazer uma pergunta potenciais terapeuta de biofeedback, antes de começar o tratamento, como por exemplo:

  • Você tem licença, certificado ou registado?
  • Se você não tem licença, está trabalhando sob a supervisão de um profissional com o título de cuidados de saúde?
  • Qual é a sua formação e experiência?
  • Você tem experiência fornecendo informações para a minha condição?
  • Quantas sessões de biofeedback, que você acha que eu vou precisar?
  • Qual é o custo, e está coberto por um seguro de saúde?
  • Você pode fornecer uma lista de referências?

O que esperar do Biofeedback?

avaliação-de-grupoDurante uma sessão de biofeedback, um terapeuta concede sensores elétricos para diferentes partes de seu corpo. Estes sensores monitoram o estado fisiológico do corpo, tais como as ondas cerebrais, a temperatura da pele ou da tensão muscular.

Estas informações são enviadas ao usuário por meio de sinais, como um apito ou uma luz intermitente. O biofeedback ensina a alterar ou controlar as reações fisiológicas do corpo, mudando seus pensamentos, emoções e comportamento. Por sua vez, isso pode ajudar a condição para a qual solicita o tratamento.

Por exemplo, o biofeedback pode determinar, com precisão, os músculos tensos, que provocam dores de cabeça. Em seguida, você aprenderá a invocar alterações físicas positivos em seu corpo, como relaxar os músculos específicos, para reduzir a dor. O objetivo final com o biofeedback é aprender a usar estas técnicas em sua casa por sua conta.

Uma sessão típica de biorretroalimentación dura de 30 a 60 minutos. O comprimento e o número de sessões são determinadas pela sua condição e a rapidez com que aprenda a controlar suas respostas físicas. É possível que tenha uma série de 10 sessões, ou até o 50, o que pode fazer com que seja mais caro e consome muito tempo. A biorretroalimentación, muitas vezes, não é coberto pelo seguro.

Tipos de biofeedback

O terapeuta pode usar várias técnicas de biofeedback diferentes. A determinação da técnica que seja adequado para você depende de seus problemas de saúde e metas. As técnicas de biofeedback são:

O Biofeedback de electromiografía (EMG). Esse tipo lhe dá informações sobre a tensão muscular do seu corpo para que possa praticar o relaxamento.

Biofeedback térmico. Sensores conectados com os dedos ou pés medem a temperatura de sua pele. Devido a que a sua temperatura cai frequentemente quando você está sob estresse, uma leitura baixa pode fazer com que você comece técnicas de relaxamento.

Treinamento de resposta galvânica da pele

Os sensores medem a atividade das glândulas sudoríparas e a quantidade de suor em sua pele, que o alerta para a ansiedade.

O Biofeedback de variabilidade do ritmo cardíaco. Este tipo de biofeedback ajuda a controlar o seu ritmo cardíaco em um esforço para melhorar a pressão arterial, a função pulmonar, o estresse e a ansiedade.

Dispositivos de biofeedback

Você pode receber treinamento de biorretroalimentação em clínicas de fisioterapia, centros médicos e hospitais. Mas um número crescente de dispositivos e aplicações de biofeedback são comercializados para uso doméstico.

Alguns destes são os dispositivos portáteis de mão, enquanto outros se conectam ao computador. Você pode experimentar diferentes dispositivos, até encontrar um que funcione para você, ou pedir conselho ao seu médico.

Verifique com sua companhia de seguros de saúde para ver quais os custos, se houver, associados com os dispositivos de biofeedback são cobertos.

Tenha em conta que alguns produtos comercializados como dispositivos de biofeedback podem não ser, e que nem todos os praticantes de biofeedback são de confiança.

Se um fabricante ou biofeedback médico afirma que um dispositivo de biorretroalimentación pode avaliar os seus órgãos para a doença, encontrar impurezas no sangue, curar a sua doença ou para enviar sinais em seu corpo, consulte com seu médico antes de usá-lo, já que pode ser que não seja legítimo.

Resultados

Os especialistas não estão de todo seguros de como funciona o biofeedback. Mas se o biofeedback é um sucesso para você, pode ajudar a controlar os sintomas de sua condição ou reduzir a quantidade de medicamento que toma.

Finalmente, pode-se praticar as técnicas de biofeedback, que aprende por sua conta. Você pode ter que continuar com o tratamento padrão para a sua condição, no entanto.

No lado negativo, o aprendizado, o biofeedback pode ter um monte de tempo e, se não está coberto pelo seu seguro de saúde, pode ser pessoalmente caro.

Em alguns casos, o biofeedback pode ser mais eficaz do que outras, técnicas de relaxamento mais baratos e mais simples, como o yoga.